Protocolos da Covid-19. Leia mais!

-

Whatsapp:

+55 24 2491-8002

Localização:

Vassouras, RJ

Fazendas Históricas

Cada passo que damos, somos transportados para lugares únicos!

Vassouras

Na região fluminense, existem 220 fazendas remanescentes do período do café! Para nosso deleite, algumas estão abertas a visitação permitindo um mergulho na história do Brasil Colonial e Imperial.

Graças à iniciativa privada, essas propriedades foram restauradas e preservadas. Hoje funcionam como residência e, por concessão especial de seus proprietários, guardiões de uma história, abrem suas portas para mostrar aos visitantes como se vivia por aqui no Século XIX!

É uma viagem no tempo e sem dúvida uma generosa contribuição à nossa cultura!

Fazenda do Secretário

A Fazenda do Secretário é o melhor exemplo de solar rural cafeeiro em estilo neoclássico existente no Brasil. Localizada no Município de Vassouras, RJ, a propriedade chegou a possuir 500 mil pés de café e uma força de trabalho de 366 escravizados.

Restaurada e mobiliada ao estilo da época, o solar foi construído em meados do século XIX (1830) por Laureano Correa e Castro, o Barão de Campo Belo, avô materno de Eufrásia Teixeira Leite.

A casa sede da fazenda possui inúmeros aposentos primorosamente mobilados, um salão de baile, uma biblioteca, sala de jantar e banquete, capela e pinturas do catalão José Maria Villaronga: conhecido por suas obras em estilo "trompe d'oeil", uma das características da decoração interior das fazendas do Vale do Paraíba.

Além da casa palacete, o encantamento da fazenda está no seu jardim e belíssimo parque. Caminhar por ele é se deslumbrar com as árvores frondosas, os múltiplos canteiros, as estátuas, a torre do relógio, a tulha, o laguinho com coreto e muitos cantos e recantos encantadores.

Vale a pena começar a visita pelo parque e terminar com um suco refrescante na encantadora cozinha da casa cujas janelas se debruçam sobre uma cachoeira.

Para agendamento de visita, entre em contato com a nossa recepção ou diretamente com a Fazenda.
Contato : (24) 9.9263-2824

Fazenda Santa Eufrásia

Em Vassouras, a Fazenda Santa Eufrásia é a única fazenda particular tombada pelo IPHAN no Vale do Café, é uma das construções históricas mais importantes da área. Seu acervo é composto por mobiliário e utensílios do século XIX autênticos.

A casa sede da Fazenda Santa Eufrásia é circundada por um gramado e por vegetação exuberante, com árvores centenárias e um açude.

Para agendamento de visita, entre em contato com a nossa recepção ou diretamente com a Fazenda.
Contato: (24) 9.9994-9494

Fazenda Cachoeira Grande

Casarão construído em estilo colonial, possui 7 salões principais sendo um deles, a antiga cozinha da casa com 144 m² . Foi construído em formato de “T” pelo seu fundador, Barão de Vassouras e depois totalmente reformado.

Ricamente mobilado com peças de época, piano, quadros, lustres, cristais e tapeçarias, a casa sede é um livro de história e cultura para seu deleite. Os jardins, o lago e a cachoeira, com sua beleza, completam a sua visita e fazem sonhar!

A fazenda Cachoeira Grande está aberta a visitação em 2 horários: 11:00 e 15:00 diariamente.

Para agendamento de visita, entre em contato com a nossa recepção ou diretamente com a Fazenda.
Contato: (24) 2471–1264 - E-mail: contato@fazendacachoeiragrande.com.br

Fazenda São Luiz da Boa Sorte

A Fazenda São Luiz da Boa Sorte, uma preciosidade na cidade de Vassouras, cidade epicentro do Vale do Café, é fruto da união de duas importantes fazendas, a São Luiz e a Boa Sorte.

Com uma localização e um acesso privilegiado, a BR 393 passa na porta, a fazenda é um primor do Séc.XIX e está meticulosamente restaurada.

O acervo da casa sede é magnifico, a decoração belíssima e a história rica de detalhes. Podem ainda visitar o Museu do Café, caminhar em volta do lago, almoçar ou simplesmente usufruir do lindo jardim.

Para agendamento de visita, entre em contato com a nossa recepção ou diretamente com a Fazenda.
Contato: (21) 99250-9798 - reservas@fazendasaoluizdaboasorte.com.br

Fazenda das Palmas

Uma das pioneiras da cultura do café no Vale do Paraíba, a fazenda das Palmas surgiu entre o final do século XVIII e início do séc. XIX. O proprietário era um rico senhor de engenho, de plantação de cana-de-açucar e de uma olaria.

Com o desenvolvimento da cultura do café a partir do séc.XIX, Bento Luiz passou a investir em suas enormes extensões de terra no Vale do Paraíba.

A fazenda é belíssima, primorosamente decorada, uma sala de jantar magnifica, uma capela com um retábulo mineiro, peças decorativas, quadros e fotografias de artistas conceituados.

Os jardins merecem uma atenção à parte, extensos gramados salpicados de obras de arte, uma capelinha no topo de um morro, mata primária, lago e uma graciosa ponte! O alambique também é digno de ser visto e ao final da visita pode degustar uma cachaça premiada de altíssima qualidade.

Para agendamento de visita, entre em contato com a nossa recepção ou diretamente com a Fazenda.
Contato : (21) 97634-0561

Fazenda São Roque

A fundação da Fazenda data 31 de Outubro de 1803, ainda no contexto do Brasil colonial. Foi fundada pelo Tenente António da Costa Franco.

Na década de 1850, no contexto do Brasil Imperial, fez parte integrante do auge da produção cafeeira no Vale do Paraíba, já no séc. XX, Brasil Republicano, a produção cafeeira foi dando lugar ao gado na propriedade.

Fazenda São Roque foi recentemente restaurada, no intuito de garantir a conservação da memória da propriedade, mantendo os atrativos da época em que foi construída.

Para agendamento de visita, entre em contato com a nossa recepção ou diretamente com a Fazenda.
Contato: (24) 9.9276-6426 - fazendasaoroque@gmail.com